Dica - Criação de Labels em Titleblocks

Essa dica tem a participação do companheiro Américo Correa que me ajudou a respondê-la.

A criação de parâmetros não é difícil, porém, depende de uma lógica para montar o processo. Se cada caso, é um caso, então, temos que estudar situação a situação.

Vamos lá...Dentro da família de titleblock onde fazemos o carimbo e a prancha, passamos a utilizar Labels para preenchimento automatizado de determinadas informações.

Os labels existentes são bem simples de usar. Agora, fazer um, demanda de um certo trabalho.
Vou criar um exemplo para o número do CREA.

Entre no comando LABEL e clique na tela. Irá aparecer o quadro com os parâmetros pré-configurados. Nele, você irá encontrar um botão para criar um novo parâmetro (ADD).

No próximo quadro, só irá aparecer a opção SELECT para você selecionar uma família do tipo SHARED, pois existem dois tipos de familias (Type e Shared).

As famílias shared podem ser utilizadas de forma compartilhada em vários objetos ou projetos.
Ao clicar em SELECT, o Revit irá pedir para você selecionar um arquivo com parâmetros shared ou criar um novo. Em nosso caso, criar um novo, logo, clique em YES.

No quadro seguinte, clique em CREATE e crie um arquivo com um nome a sua escolha, por exemplo: parametros.txtA extensão .TXT é criada automaticamente, pois é um arquivo de texto simples onde são encontrados os parametros compartilhados.

Em seguida, clique em NEW, dentro do quadro GROUPS, para criar um novo grupo de parametros. Dê um nome para esse grupo. Por exemplo: carimbo.

Em seguida, clique no botão NEW dentro do quadro PARAMETERS, para criar um novo parâmetro.

No quadro seguinte, escreva CREA no espaço do NAME, a disciplina é COMMON e o tipo de parametro é TEXT.

Dê Ok até voltar ao primeiro quadro. Perceba que o novo parâmetro CREA está pronto para ser usado.

Em VALUE, escreva CREA como texto inicial para identificar a label quando estiver sendo carregado para dentro do projeto principal.

Salve o titleblock e carregue para dentro do projeto principal.Dentro do projeto principal, com a prancha já inserida, vá até o menu superior SETTINGS/PROJECT PARAMETERS.
Nesse quadro, clique em ADD para adicionar um novo parâmetro shared proveniente do arquivo parametro.txt que vc criou.

No próximo quadro, clique em SHARED PARAMETER para habilitar o botão SELECT. Em seguida, selecione o grupo CARIMBO que você criou e o parâmetro baseado nesse grupo, dando OK ao final.

Identifique aonde o parametro ficará selecionando um local em GROUP PARAMETER UNDER e se ficará no quadro INSTANCE OU TYPE. Caso não lembre do que acabei de falar aqui, basta ver que qualquer objeto quando selecionado e, ao entrar no quadro de propriedades, o mesmo é subdividido em dois quadros (INSTANCE e TYPE) e os títulos que subdividem os quadros são os GROUP PARAMETER UNDER.

Voltando ao quadro, selecione também a categoria aonde será linkado o parametro novo. No nosso caso, DRAWING SHEETS.

Dê ok para finalizar o quadro.

Selecione a prancha e perceba que irá aparecer um ponto de interrogação no local da label, em azul.

Clique sobre ele e edite o valor do CREA.

Repita esse processo para todos os outros labels que quiser criar.

Comentários

Postagens mais visitadas