BIMTALKs - Semana 8 - BIM na educação da Arquitetura e da Engenharia

Olá pessoal,

essa semana teremos um assunto importante no BIMTalks. Iremos falar de educação do BIM nas faculdades de arquitetura e engenharia.

Para isso, teremos uma convidada muito especial. A prof. Dra. Regina Ruschel.


O assunto merece um espaço especial separado para essa conversa, visto que temos um problema cultural de formação de estudantes de arquitetura e engenharia que não sabem trabalhar de forma colaborativa e multidisciplinar, sendo fundamental para que o BIM, como metodologia, funcione plenamente.

Incorporar cursos livre de softwares não é uma solução. No máximo, paliativa, em aproximar os estudantes do BIM. Mas, na verdade, deve-se integrar, desde cedo, os alunos aos pilares do BIM, ou seja, Tecnologia, Processos e Pessoas.

Muitas faculdades cometem esse erro. Estão tão preocupadas em oferecer software, que esquecem, ou apenas não sabem como oferecer BIM dentro dos seus programas pedagógicos.

Algumas experiencias tem sido testadas em algumas faculdades, onde alunos de arquitetura interagem com alunos de engenharia. Aliás, é vontade da CBIM Nacional e de suas regionais a criação de uma Rede Nacional de faculdades de arquitetura e engenharia para colaboração entre estudantes. Está em processo de desenvolvimento do projeto e já iniciaram as negociações com várias faculdades pelo Brasil. A CBIM tem trabalhado com o intuito de ajudar a disseminação do BIM no Brasil e ajudar as ações do governo Federal na Estrategia de Implantação do BIM no Brasil.

Convido aos acadêmicos, professores, coordenadores e instituições de ensino de arquitetura, engenharia e construção civil a participarem dos comitês acadêmicos da CBIM em seu estado.

Discutir meios do BIM ser implantado de maneira prática e fácil na academia, com a finalidade de gerar profissionais qualificados para o futuro.

Para completar, diversas instituições de ensino de Pós-graduação já apareceram para oferecer mais conteúdo e formação para especialistas em BIM. É uma boa noticia saber que o Brasil tem tantas instituições que possam especializar nossos profissionais no mercado.

Particularmente, sou dono de um desses cursos. O Master BIM Specialist, integrante do Master BIM Authority, em parceria com a faculdade UNYLEYA, e o Master BIM Modeler, em parceria com a faculdade UNISUAM são oferecidos pelo Grupo AJ. Em paralelo, temos cursos de Pós em BIM ofercidos pelo IPOG, INBEC, ISETEC, CESMAC, entre outros.

Resumindo pessoal....qualifiquem-se.....estudem.....se tivermos profissionais especializados em BIM, conseguiremos colocar para rodar a engrenagem da economia do Brasil que ainda está lenta. Ou seja, nossa resposta à vários problemas está na EDUCAÇÃO.



Comentários

Postagens mais visitadas