BIM Talks - Semana 5 - LOD/LOI e Realidade Aumentada


Pessoal,

nessa semana teremos dois assuntos importantes para serem discutidos. O primeiro assunto será sobre LOD (Level do Detail ou Level of Develpment) e LOI (Level of Information), e o segundo assunto será sobre RA (Realidade aumentada).

Termos dois convidados de ponta falando sobre os assuntos. Rui Raolli e Alan Araujo.

A respeito de LOD, como é amplamente conhecido pelo mundo, criado pela AIA (American Institute of Architects), é uma classificação que define o nível de desenvolvimento do modelo BIM e seus componentes. No Brasil, também chamamos de ND (Nivel de desenvolvimento) por conta dos direitos autorais sobre o termo LOD.

Resultado de imagem para lod

Nível de Desenvolvimento

A definição do LOD é crucial durante a contratação de um serviço em BIM. Deve constar no contrato para evitar problemas com o contratante. Normalmente, a decisão sobre qual LOD será utilizado está definido dentro do BEP (BIM Execution PLAN) onde traz todas as regras de trabalho entre todos os participantes.

Por vezes, ter um objeto BIM com LOD menor, menos detalhado na modelagem, e ter um LOI maior, ou seja, ter um banco de dados com as informações sobre o objeto, é melhor do que investir tempo em modelagem mais detalhada.

Tudo isso dependerá de fatores como uso no planejamento, no orçamento, quem receberá as informações e como serão utilizadas.

Ver o documento usado para classificação no BIM Forum:
Resultado de imagem para lod bim forum
Abrir documento no link: https://bimforum.org/category/articles/

No meu ponto de vista pessoal, vejo a classificação ainda de forma muito livre, dependendo de interpretação dos usuários. Não vejo algo claro, que possa classificar um objeto sendo mais ou menos detalhado para estar numa tabela de classificação.

Sobre Realidade aumentada, são várias as vantagens para a construção civil com o seu uso. Ter um modelo 3D com diversas informações alimentadas no modelo BIM podendo ser visualizadas, manuseadas e controladas pela realidade aumentada faz a construção civil ir para outro patamar.

Resultado de imagem para realidade aumentada


Nessa semana, o BIM Talks acontecerá na quinta, às 19:00 h



Comentários

Postagens mais visitadas