CAU/DF e CBIM propõem uso do “Building Information Modeling” no processo de licenciamento de projetos junto à CAP/Seduh




"(Esq. p/ Dir.) Presidente da CBIM, Alexander Justi; presidente do CAU/DF, Daniel Mangabeira, Secretário da Seduh, Mateus de Oliveira; subsercretário da CAP, Ricardo Noronha, e Secretária Executiva da Seduh, Giselle Moll Mascarenhas.

O presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira, esteve hoje (13/5), pela manhã, na Secretaria de Desenvolvimento e Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh) para reunir-se com o secretário da pasta, Mateus Leandro de Oliveira; a Secretária Executiva, arq.urb. Giselle Moll Mascarenhas; e o subsecretário da Central de Aprovação de Projetos (CAP), Ricardo Noronha. Esteve presente também o presidente da Câmara Brasileira de BIM (CBIM), arq. urb. Alexander Rodrigues Justi.

O objetivo do encontro foi discutir sobre a implementação de processos de Building Information Modeling (BIM), em português, “Modelagem da Informação da Construção”, no licenciamento de projetos de arquitetura. A proposta surgiu por iniciativa do CAU/DF e da CBIM à Seduh, a qual sugeriu criar um Grupo de Trabalho (GT) que irá definir as fases e o cronograma de execução de cada uma delas.

O BIM não é um software, mas uma metodologia para gerenciar a base do projeto de
construção e os dados do projeto em formato digital ao longo do ciclo de vida da
construção. Por meio da virtualização, modelagem e gerenciamento das atividades, o
projeto arquitetônico se torna muito mais próximo da obra real, facilitando a observação de
possíveis erros e inconformidades."

Fonte: CAU/DF

Comentários

Postagens mais visitadas