BIM Talks - Semana 4 - Orçamento 5D

Olá pessoal,

nessa 4ª semana do BIM Talks, iremos falar de orçamento 5D.

O uso tecnologia BIM traz grande vantagens para as construtoras na hora de descobrir quanto irá custar uma obra. No processo tradicional de trabalho usando o CAD e planilhas Excel, se colocarmos 5 orçamentistas para fazer o levantamento de quantitativos de um projeto, teremos 5 quantitativos completamente diferentes. E olha que o quantitativo é apenas parte do orçamento.

Usando o BIM, dependerá da qualidade da modelagem e do LOD determinado. Tendo um bom modelo BIM, seguindo critérios de modelagem definidas em um BEP onde todas as regras de modelagem foram informadas, podemos ter quantitativos com ótima qualidade.

Existem vários softwares de orçamento no mercado brasileiro (SIENGE, VOLARE, ARQUIMEDES, COMPOR90, EVOP, ORÇAFASCIO, etc), porem, ainda temos poucos que trabalham em conjunto com modelos BIM.

Destacam-se, nesse caso, o ORÇAFASCIO (ORÇABIM), SISPLO, PRESTO e o VICO.

O vinculo de códigos de composição de diversos sistemas de orçamento existentes no mercado é a chave para a geração de orçamentos baseados em modelos BIM, onde cada empresa tem seu banco de dados com composições e valores, que trabalham em conjunto com os quantitativos gerados com mais qualidade.

Nesse semana, teremos os seguintes convidados:

Antônio Fascio, CEO da Orçafascio, que irá apresentar o OrçaBIM.
Engenheiro Evandro Vasconcelos, da CASAL (Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento do Estado de Alagoas) e Presidente da CBIM AL que apresentará estudo de caso de orçamento comparando resultados retirados com base em projetos em CAD e em BIM. 
Engenheiro Ari Monteiro, da Dharma Sistemas, com palestra Bônus sobre orçamento 5D.

Informação importante: O BIM Talks tem apresentado as transmissões ao vivo sempre às quartas e quintas. Nesse semana, em especial, devido ao 2º SE-BIM em Belo Horizonte/MG, onde irei participar. Devido aos horários de viagem, não teremos as transmissões acontecendo nesses dias. Será exclusivamente na SEXTA (Conversa com o Antônio e Evandro).

A apresentação do Ari Monteiro será gravada, e ficará disponível no meu canal no Youtube.

Da mesma maneira que na semana passada, o evento será liberado, onde o link será informado na minha BIO no Instagram (#justialexander)


Comentários

Postagens mais visitadas