BIM Talks - Semana 3 - Projetos colaborativos multidisciplinares

Olá pessoal,

na semana 3 do BIM Talks, iremos falar sobre trabalho colaborativo multidisciplinar.

Uma cultura de trabalho sequenciado entre os arquitetos e engenheiros está enraizada em nossos processos desde a faculdade. Pensamos no trabalho sequenciado por culpa do que aprendemos em nossas faculdades.

Muito dificilmente encontramos alguma faculdade que tenha cadeiras que integrem alunos de arquitetura com alunos de engenharia para aprenderem a trabalhar em conjunto. O resultado disso, nós vemos todos os dias em nossos projetos e obras espalhadas pelo Brasil, ou seja, desperdício, trabalhos mal feitos, atrasos, etc.

Trabalhar de forma integrada, com todos os projetistas, desde o inicio do Estudo Preliminar, é fundamental para o sucesso de um bom projeto, evitando retrabalho e problemas futuros nas obras.

A cultura de trabalho colaborativo multidisciplinar independe do BIM. Já poderia ser utilizada enquanto trabalho em CAD. Porem, sabemos que as várias ferramentas BIM que temos para visualização e analise de projetos em 3D só facilitam as coisas.

É possível mudar o fluxo de trabalho entre os projetistas a fim de que os projetos possam ser desenvolvidos de forma integrada, em conjunto. Ao desenvolver o estudo preliminar, o arquiteto já chama para a mesa de discussão todos os envolvidos (engenheiros de estruturas, engenheiros de instalações, executores, clientes).

Ao lançar o estudo preliminar para ser analisado, criticado e sugerido pelos demais atores, o projeto de arquitetura não será mais mandatário do processo, e irá se adaptar às necessidades ou ideias dos demais projetos.

A conversa começa a acontecer em conjunto, onde todos opinam. E criando uma cultura de colaboração frequente, onde todos os projetos dentro do modelo federado são analisados a cada semana, os problemas vão aparecendo e sendo resolvidos de imediato. Não aguardando a analise do projeto que pode levar dias, ou simplesmente, pode não acontecer. E todos são envolvidos nos problemas, pois a interferência entre duas disciplinas pode ter uma solução que interfira com uma terceira. O problemas não são empurrados adiante para dentro das obras. São resolvidos no projeto e no modelo BIM.

Para isso, a discussão sobre regras de trabalho acordadas com antecedência, com o uso de um bom plano de execução BIM (BEP) é essencial. Não adianta cada participante trabalhar da sua maneira sem acordar com os demais. Deve-se criar um padrão comum entre todos.

A existência de um BIM Manager em conjunto com o Gerente de Projetos é fundamental para a ordem dos trabalhos. Reuniões de colaboração com uso de softwares com o Navisworks para achar os problemas entre os projetos e definir uma ordem de execução na obra, podendo enxergar problemas não vistos como interferências reais, mas como problemas de logística de instalação ou para aumento da eficiência (filosofia LEAN Construction).

Durante essa semana 3 do BIM Talks iremos falar sobre esse assunto com mais detalhes na quarta-feira, 20:00 h, com a entrevista com o Engenheiro Rene Ruggeri, presidente da CBIM MS. 

Como bônus aos participantes ao vivo, teremos uma palestra minha sobre um estudo de caso do projeto colaborativo multidisciplinar que o Grupo AJ coordenou, em parceria com outras empresas de projeto. para o escritório do BID em Manaus/AM.






Comentários

Postagens mais visitadas