BIM Talks - Semana 1 - Implantação de BIM em empresas de projetos

Pessoal,

nessa quarta e quinta (05/06 e 06/06), a partir das 20:00 h , teremos webnários ao vivo comigo e dois convidados especiais que implantaram ou estão implantando BIM em órgãos públicos. Eles irão falar um pouco das dificuldades encontradas e as soluções que permitiram seus departamentos colocarem o BIM para ser executado com suas equipes.


Obs: Cada semana, aqui no blog, e na minha BIO (#justialexander) dentro do Instagram, será apresentado o link do evento da semana. Por isso, fiquem atentos. O evento é completamente gratuito.

O assunto dessa semana é Implantação de BIM em escritórios de projetos. E para isso, vou passar um pouco da minha experiencia no assunto para, principalmente, os marinheiros de primeira viagem.

Para começar, grande parte dos escritórios de projetos inicia o processo de implantação de forma errada. Ou seja, recebem uma informação sobre um software que faz algo diferente e melhor que o AutoCAD e resolve colocar esse software em pratica através de algum estagiário ou algum profissional mais descolado em informática. Se durante esse teste, o mesmo der certo, apresentar bons resultados na comparação com o AutoCAD e outros softwares, então o escritório irá dar atenção ao mesmo.

O segundo erro é buscar apenas informações na internet ou buscar um curso básico sobre um software. Nenhum dos dois métodos gera resultado garantido. O primeiro método é ainda o mais perigoso, pois podemos encontrar de tudo na internet. Ainda mais falando de BIM, por trabalhar com softwares 3D, onde as pessoas usam os softwares para fazer maquete eletrônica, e não BIM.

Para começar, todo o processo interno numa empresa só funciona de cima para baixo, ou seja, na pirâmide hierárquica, só funciona se a diretoria/sócios tomarem a decisão sobre a Implantação e levarem isso para o resto da empresa.

O que vemos é completamente ao contrario. A informação chega na base (estagiários e funcionários) que tentam, as vezes em vão, convencer a diretoria que vale a pena mudar. E se a diretoria não consegue ver o que a sua base viu, com certeza não irão adiante.

Se esse passo foi vencido, e a diretoria está convencida de passar pelos estágios de implantação, então temos grandes chances de dar tudo certo.

O processo de implantação deve ser feito como o planejamento de um projeto, determinando todas as fases do mesmo. Deve ser algo muito bem pensado e planejado. Até porque, é algo grande e custoso. Não é apenas a substituição de um software nas maquinas dos funcionários.

Todos já sabemos as vantagens que o BIM pode nos trazer. Pensando o BIM como um conjunto de elementos. Como pilares de sustentação, onde um não se sustenta sem o outro, temos que ver que o BIM é sustentado por TECNOLOGIA, PESSOAS e PROCESSOS. Dessa maneira, temos que pensar no projeto de implantação pensando nesses três pilares.

Tendo a diretoria tomado a decisão da implantação. Seu primeiro passo é a decisão de como irão fazer. Se será um processo interno, com pessoas da equipe que serão designadas para tal fim ou a busca de um consultor externo que possa fazer esse papel.

As duas opções devem ser pesadas em vários aspectos, onde os aspectos técnico, financeiro e tempo são os que irão pesar mais na balança.

Ter um profissional interno para fazer isso poder ser mais barato. Mas a falta de experiencia nos métodos e processos, pode lhe causar prejuízo financeiro com o tempo a ser desenvolvido e as varias tentativas e erros pelo meio do caminho.

Ter um consultor externo pode ser mais caro, mas poderá trazer um retorno financeiro em questão de tempo no fato de ser mais assertivo nos métodos pois já testou isso vários clientes e pode armazenar a experiencia desses erros para eles não serem mais cometidos. Alem de poupar a mão-de-obra que será necessária para manter o escritório em funcionamento, ainda no período de transição do CAD para BIM, e fazendo tarefas como criação de bibliotecas, templates e documentos técnicos fora do contexto do escritório, enquanto o mesmo dá atenção aos seus clientes e prazos a cumprir.

Durante essa semana, na minha apresentação, irei descrever o processo completo de implantação seguindo os passos do PMBOK. Para quem já estudou GERENCIAMENTO DE PROJETOS, é a base de planejamento para QUALQUER PROJETO, onde iremos analisar diversos aspectos do cliente, como a definição do ESCOPO, RECURSOS HUMANOS, RECURSOS FINANCEIROS, RECURSOS TECNOLÓGICOS, FLUXOS DE TRABALHO, MANUSEIO DA INFORMAÇÃO, RECURSOS DE COMUNICAÇÃO, RECURSOS DE QUALIDADE, entre outros.

Para aqueles que participarem dos seminários ao vivo, terão direito a um E-book com toda a minha apresentação, em detalhes, de como fazer a Implantação de BIM em um escritório de projetos.

Por favor, fiquem a vontade para me seguirem no Instagram (#justialexander) e aguardem por novidades.

Lembrando que, nas sextas, TODAS as apresentações serão disponibilizadas no meu canal no YOUTUBE (Alexander Justi).





Comentários

Postagens mais visitadas