CBIM–Câmara Brasileira de BIM

CBIM_NACIONAL

CBIM - Câmara Brasileira de BIM  - montada para discutir politicas públicas de implantação e disseminação do BIM em cada estado e no Brasil, com comitês falando sobre softwares, contratos, licitações, formação acadêmica, processos,etc. Para discussão nacional sobre a criação de normas, certificações de processos, etc. O vínculo (no Facebook) é gratuito. O Trabalho é voluntário. O vínculo à CBIM será pago para manter a nova instituição (com CNPJ) para defender profissionais e empresas, e abrir o mercado quanto à qualificação de pessoas, mudanças nas faculdades, criação de eventos, etc. O Estatuto com regras de participação, de  comitês e de diretoria é baseado na CBIM Nacional
Fazem parte da CBIM membros do COMITÊ FEDERAL (CE-BIM) e da ABDI, levando nossas idéias e solicitações para os membros do governo federal para ajuda-los na implantação do BIM no Brasil.
CBIM BR (localizada em Brasília)


Aos que estão entrando agora, meu nome é Alexander Justi, e sou responsável pela CBIM Nacional. A CBIM foi criada para unir profissionais e empresas em uma instituição sem fins lucrativos que possa representa-los no Brasil e fora do pais, e ajuda-los em questões que governos e conselhos de classe não atuam no que diz respeito ao BIM. Além disso, ajuda-los em questões de mercado, normas, orientações jurídicas, orientações técnicas dos diversos softwares e hardwares ligados ao mercado de BIM, etc.


A CBIM é dividida em regionais existentes para cada estado e Distrito Federal. Cada um com seus diretores e membros. Até esse momento, já ultrapassamos mais de 600 pessoas. Procurem a CBIM Regional onde você mora ou atua....atenção especial ao fato que esses grupos não são para fins comerciais, ou seja, não são para ficar fazendo propaganda......teremos espaços comerciais dentro do novo site que está sendo criado, onde empresas e profissionais poderão se apresentar e divulgar seus produtos.


Estamos na fase de institucionalização da CBIM, ou seja, estamos criando o ESTATUTO com as regras na Câmara. Para isso, todas as terças e quintas, às 21:00 h, realizamos reuniões extraordinárias da CBIM Nacional, através de vídeo-conferencia, para discutir o ESTATUTO. Essas reuniões estão abertas para quem quiser participar. O link da reunião é disponibilizado alguns minutos antes do inicio da reunião aqui no grupo da CBIM Nacional. Em breve, as reuniões voltarão a ser fechadas apenas para os diretores das regionais.....para isso, cada regional precisa ter sua diretoria montada e identificada na planilha do Google Drive disponibilizada as pessoas indicadas ou convidadas para as diretorias.
Passamos a liberar convites de participação para as CBIM regionais para espalhar a noticia e aumentar o efetivo de pessoas em cada regional, porém, através de um erro meu, onde peço desculpas a todos, essa liberação causou transtorno aos diretores pela falta de organização da entrada desses participantes. Por esse motivo, gostaria de contar com a ajuda de vocês para que TODOS possam ser identificados através de algum processo de registro, além de lançarem informativos aos novos membros que chegam nas regionais e aqui na nacional sobre a CBIM. É bastante claro que algumas pessoas entram nos grupos sem ler a introdução sobre a CBIM e acabam caindo de paraquedas dentro dos grupos e perguntando para que serve. Ao mesmo tempo, ao saberem que será pago (baseado em benefícios que estão sendo estudados no estatuto), muitos resolvem sair por não entenderem o real objetivo da CBIM ou por não terem a mesma ideologia de quem já está envolvido desde sua criação.


Esse grupo da CBIM Nacional será um espaço livre para todos os participantes das CBIMs, porem, dentro das regras citadas anteriormente. Nesse espaço, lançaremos informações gerais, que devem ser transmitidas para as CBIM regionais e vice-versa. Para evitar transtornos, foi criado um grupo de WhatsApp apenas dos diretores.


Aos novos participantes, foram criados grupos dos diversos comitês....apenas poderão participar dos comitês as pessoas que foram registradas em suas regionais, mediante autorização dos presidentes das regionais, em listagem a ser enviada para a CBIM Nacional.


Estamos criando os grupos de whatsapp dos Comitês a nível Nacional. No entanto, esses grupos serão compostos  apenas pelos Coordenadores dos Comitês de cada Estado.


Gostaria de saber se já têm definido o Coordenador desse Comitê. Se sim, informem-me para que eu possa adicioná-lo no grupo Nacional. Se não, peço que decidam quem ficará como Coordenador e me comuniquem até o final da semana.


Também foram criados novos Comitês. Segue a lista atualizada:
1 - Tecnologia
2 - Parceriais
3 - Qualidade
4 - Contratos
5 - profissionais
6 - Produção de conteudo
7 - Processos
8 - NBRs
9 - Licitações
10 - Acadêmico
11 - Eventos
12 - Evento BIM Nacional
13 - Certificação BIM
14 - Aprovação de Projeto
15 - Articulações
A lista está aberta para novas ideias.
A ideia é começarmos a trabalhar o quanto antes e ao final de 2018, apresentar um documento final com todas as decisões tomadas nos comitês e juntando todos os documentos de referência nacional criados por nós.


Aos que forem buscar as CBIM Regionais, existem grupos de WhastApp CBIM (regional) para todos os estados e ainda comunidades no Facebook.....se não acharem seus grupos, peçam para mim em PVT que eu ou a Caroline (Vice da CBIM Nacional) iremos ajuda-los em redirecionar vocês para os grupos certos.....cada regional tem seu próprio calendário de reuniões, podendo ser presenciais ou por vídeo-conferencia, para isso, conversem entre si se pretendem ajudar de alguma maneira.


acabei lembrando de outra coisa importante.......para a criação da CBIM, precisamos investir dinheiro no registro do Estatuto em cartório, abrir o CNPJ, pagar contador, montar o site, entre outras contas.....para isso, fizemos uma vaquinha virtual para arrecadarmos R$10.000,00 para esses gastos. Durante uma das reuniões da CBIM Nacional, foi sugerido que cada membro fizesse uma doação de R$20,00 para chegarmos a esse valor, podendo ser doado qualquer quantia na verdade, ficando a critério dos doadores. Todo o valor arrecadado assim como os gastos terá prestação de contas aberta para todos verem. Por esse motivo, solicito ajuda de todos vocês para que possamos ter o montante a fim de pagar essas despesas iniciais.


https://www.vakinha.com.br/vaquinha/investimento-para-despesas-iniciais-da-cbim-nacional

Para continuar acompanhando as decisões da CBIM Nacional, podem seguir o blog http://cbimbrasil.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas