Autodesk e Trimble assinam acordo para melhoria da Interoperabilidade

O acordo sinaliza uma mudança na indústria de AEC. Ao invés de tratar um ao outro como concorrentes, as duas empresas irão trabalhar em conjunto para dar aos usuários mais flexibilidade em seus fluxos de trabalho.

"Vamos trocar APIs para uma longa lista de produtos de ambas as empresas, que, então, nos permitem trabalhar em conjunto para melhores fluxos de trabalho de apoio que abrangem vários produtos das empresas", disse Jim Lynch, vice-presidente da divisão AEC da Autodesk.

Por enquanto, ainda não há prazo definido para quando podemos esperar para ver Revit e Tekla trocar informações de forma integrada.

Com este novo acordo, as duas empresas estão esperando para inspirar um movimento para substituir os métodos de interoperabilidade que usamos hoje.

"Eu acho que a IFC é bom, ele serve a um propósito importante na indústria e acho que Cobie faz o mesmo", disse Lynch. "Mas com esses tipos de formatos de troca ou padrões da indústria, você está um pouco limitado no que você pode realmente fazer."

"Hoje, esses produtos [Revit e Tekla] não fazem interoperabilidade via IFC, mas quando levarmos ao próximo nível de APIs, recebemos muito mais forte e mais interoperabilidade direta", explicou Lynch. É importante notar que ambas as empresas continuarão a apoiar IFC e Cobie para compatibilidade com outros fornecedores de software.

Este tipo de acordo poderia muito bem empurrar as empresas semelhantes na indústria em fazer acordos similares, o que iria acelerar consideravelmente toda a premissa de interoperabilidade em BIM.

"Há grande valor para o cliente", Lynch continuou. "Ele reduz o tempo e o custo de condução mais eficiência em todo o fluxo de trabalho."

É importante notar porque Autodesk e Trimble estão se unindo. A esperança é que através da partilha de APIs, estes dois fabricantes estarão criando a possibilidade para os usuários de combinar os fluxos de trabalho em todas as plataformas.

"Nossos clientes fazem gastar muito tempo e orçamento na condução da eficiência em seus fluxos de trabalho de diferentes fornecedores", disse Lynch. "Eu acho que qualquer coisa que possamos fazer para remover essas barreiras irá poupar-lhes tempo e salvar-lhes dinheiro."

"A força de uma empresa é melhor medida pela sua vontade de fazer o que é certo para os seus clientes e para a indústria em geral. Este acordo de interoperabilidade, como outros que já assinaram, fala do compromisso da Autodesk para a abertura ", disse Amar Hanspal, vice-presidente sênior da Autodesk. "Esta colaboração com a Trimble fala a nossa dedicação compartilhada para fazer o processo de construção mais eficiente e produtiva para todos os envolvidos."

Para mais informações sobre o acordo, confira os sites da Autodesk e Trimble.

Fonte: http://www.engineering.com/BIM/ArticleID/12385/BREAKING-NEWS-Autodesk-and-Trimble-Sign-Interoperability-Agreement.aspx

Comentários

Postagens mais visitadas