Dicas de Implantação do BIM em empresas

Olá pessoal,

Vou colocar aqui algumas dicas de IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM nas empresas. Para aqueles que ainda estão perdidos, segue uma pequena luz para nortear a direção correta.

A ideia é colocar em prática os pontos definidos no PMBOK de gerenciamento de projetos, ou seja, definir o ESCOPO do projeto de implantação, o TEMPO DE implantação, os CUSTOS de implantação, a QUALIDADE da implantação, os RECURSOS HUMANOS envolvidos, a COMUNICAÇÃO durante a implantação e a definição dos RISCOS de implantação.

Na definição do ESCOPO, o gerente e/ou a diretoria deve apresentar o planejamento do escopo, a definição do escopo, a criação de uma EAP, a verificação e o controle do escopo. Nesse caso, fundamentalmente, definir os motivos da Implantação e as justificativas para validar a mesma. Comparar meios de trabalho e softwares que estão sendo usados com os novos meios e novos softwares (Revit, ArchiCad, etc), observar possíveis resultados com a implantação ou migração de um sistema (CAD) para o outro (BIM).

Na definição do TEMPO, precisam observar quanto tempo levará para a total migração de um sistema para o outro, se podem dividir o tempo em pedaços, para que a implantação seja feita de forma fragmentada ou de forma interiça. Definir prazos para cada etapa da implantação, observando prazos de treinamento, de criação de templates, criação de bibliotecas, de definição de estrategias de trabalho, de definição de controles de qualidade, de definição de pessoal que será usado (podendo haver mudanças no sentido de demissões ou contratações).

Na definição de CUSTOS, colocar em uma planilha todos os fatores envolvidos, equipamentos, rede, softwares, treinamentos, suporte, consultoria, etc. Sugestão de validar os custos baseados no sistema antigo (CAD) com o sistema novo através de um projeto piloto ou exemplo, com parte da equipe já treinada.

Na questão QUALIDADE, a sugestão é criar padrões de trabalho através de normas instrutivas para toda a equipe, definindo nomenclatura de arquivos, de elementos, de materiais, da forma de trabalhar em rede, gerenciamento dos arquivos por conta de um BIM MANAGER, etc.

Na questão RECURSOS HUMANOS, definir se a atual equipe dará conta da migração entre os sistemas CAD e BIM, se dará conta de manter prazos e trabalhos em andamento apesar do treinamento no novo método de trabalho, se darão conta da criação de bibliotecas e templates ou se será necessária a contratação de novas pessoas ou consultores externos.

Na questão COMUNICAÇÃO, o processo é colaborativo e multidisciplinar. A mudança no modo de trabalhar internamente e com projetistas externos ao escritório precisa´rá mudar radicalmente. O processo é quase em tempo real e precisa de respostas rápidas. A utilização de aplicações que permitam essa comunicação entre todos os projetistas, entre o cliente, entre o gerente de projetos, entre o BIM Manager e a obra é necessária.

Um empresa não pode imaginar que apenas a contratação de uma pessoa que diz que conhece um software BIM ou a contratação de um simples curso básico de um software BIM será capaz de mudar toda uma cultura de anos de um escritório trabalhando com CAD. A avaliação de um profissional com experiencia comprovada através de certificações e através de portfólio é de extrema importância para não haver problemas no futuro.

A contratação de um consultor experiente ou de uma empresa especializada na tecnologia, e que comprove tal experiencia, é fundamental.

Para esse aspecto, o BIMMAP (www.bimmap.com.br) veio para ajudar.

Com a criação de um enorme banco de dados de empresas e profissionais que trabalham com BIM, sendo obrigatório o envio de documentos que comprovem seus certificados, seus trabalhos e portfólio, o BIMMAP fará a ponte de ligação entre clientes e profissionais de qualidade para prestação de serviços de projetos e serviços em BIM.

o Cadastro de profissionais e empresas no BIMMAP é GRATÚITO!!!

Lembrando que qualquer empresa pode contratar um consultor especializado para ajudar nessa implantação. Por conta disso, coloco-me a disposição, juntamente com o Grupo Alexander Justi (www.alexjusti.com) para essa etapa. Entre em contato com alexjusti@alexjusti.com ou 55 61 99694642 ou 55 61 3346-1213.

Comentários

Postagens mais visitadas