BIM Colaborate

Pessoal,

foi lançado, recentemente, uma nova tecnologia para colaboração de projetos em BIM. Foi criado o BIM Collaboration Format (BCF), para codificar mensagens que informam um conjunto de problemas encontrados no modelo BIM para outra ferramenta.

image

Clique na imagem para acesso ao site

A vantagem é que apenas as questões encontradas, e não todo o modelo BIM, precisa ser comunicado entre os softwares, o que permite aumentar o grau de colaboração entre os parceiros.

Os Gestores de BCF para Revit, ArchiCAD, Navisworks, Tekla Structures e SimpleBIM permitem criar, salvar, fundir, filtrar e pesquisar dentro do seu modelo. Emissões de ações com os membros da equipe, quer por gravação ou carregamento de arquivos BCF ou ligando pelo BIMcollab.

Dentro de equipes de projetos multidisciplinares, se eles estão trabalhando com os mesmos ou diferentes ferramentas BIM. A partir de verificação de modelo e software detecção de conflitos (como Solibri, Navisworks ou BIMsight) para as ferramentas de modelagem BIM como ARCHICAD, Revit e Tekla Structures. Servirá para comentar soluções, seguir mark-ups ou fornecer feedback.

Conexão com Navisworks e BIMcollab

A mais recente extensão para a plataforma BIMcollab é o Gerente de BCF para Navisworks. Ler e escrever arquivos BCF ou publicar questões no BIMcollab para uma comunicação fácil e resoluções rápidas. Criar, dar zoom e comentar sobre questões, gerar várias questões diretamente a partir de um confronto com um clique, criar apresentações temáticas, e muito mais! Oferece um fluxo de trabalho aberto em BIM (OpenBIM) com  uma eficiente, fácil e manejável maneira para comunicar confrontos e outras questões para outras ferramentas de modelagem BIM.

image

Clique na imagem para acesso ao site fazer download.

“A Tekla Corporation e a Solibri, Inc. sugeriram para a buildingSMART uma idéia de usar padrões abertos para permitir a comunicação de fluxo de trabalho entre os diferentes softwares em BIM.

Essas empresas desenvolveram um esquema como XML, chamado BIM Collaboration Format (BCF), para codificar mensagens que informam um conjunto de problemas encontrados no modelo BIM para outra ferramenta de software. A vantagem é que apenas as questões encontradas e não todo o modelo BIM precisa ser comunicado entre os softwares, o que permite aumentar o grau de colaboração entre os parceiros.

Originalmente, essa capacidade era limitada somente ao Navisworks. No entanto, se for transmitida em XML, o problema poder ser importado para qualquer plataforma BIM e exibida para o usuário tomar ações. O uso pode ser muito maior do que o de “clash detection” e pode ser usado para qualquer tipo de avaliação, seja automatizado (tal como gerado pelo Solibri Model Checker) realizada manualmente, por meio de uma reunião ou em uma conferência pela Internet. O benefício de BCF é que ele é diretamente carregado e executado na plataforma BIM que gerou o problema.

Esse esquema XML já foi implantado em vários pacotes de software, incluindo, Tekla Structures, Solibri Model Checke, DDS, Autodesk, Eurostep, Gehry Technologies, Kymdata, MAP, Progman e QuickPen International.

Os desenvolvedores originais transferiram a propriedade e os direitos do esquema BCF para a buildingSMART para a adoção de um padrão aberto e mantê-lo para o benefício da indústria.

O BCF permite um método ordenado e eficaz de comunicação que é totalmente rastreável.

A idéia da interoperabilidade é concentrar-se sobre o processo com as diversas ferramentas BIM e operar em conjunto ao invés de em uma única plataforma.

Tenho usado o KUBUS BCF e os resultados estão sendo muito bons com o Revit.”

Fonte Principal do texto: http://www.coordenar.com.br/conheca-o-bcf-o-formato-para-a-colaboracao-em-bim/#sthash.Q2WqIV0s.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas