I Congresso Virtual de Arquitetura

BannerPropInst

1 CVA - Congresso Virtual de Arquitetura, com o tema “Arquiteto: caminhos possíveis”.  

Para ajudar a refletir sobre questões profissionais e os caminhos possíveis para a atuação de arquitetos e urbanistas, o Congresso Virtual de Arquitetura – CVA -  reunirá estudantes e profissionais em ambiente online dos dias 25 a 31 de agosto.

Serão sete dias de palestras e entrevistas com profissionais e especialistas da área. Basta acessar o site http://congressovirtual.org/ e realizar a inscrição gratuita.

As palestras e entrevistas são pré-gravadas e serão transmitidas durante os sete dias de evento.  Cada encontro poderá ser assistido por 500 inscritos, por ordem de chegada.

O evento será finalizado com uma mesa redonda, ao vivo, tratando das principais questões suscitadas durante o congresso.

Baseado em uma experiência americana voltada para a área de Aplicação Clínica de Medicina Comportamental, a primeira versão do CVA  foca dois dos principais momentos de angústia profissional: se recém-formado, quais caminhos a seguir, se profissional, como se reposicionar no mercado. Planejamento profissional, gerenciamento de escritórios, reposicionamento de carreira entre outras questões relacionadas à prática profissional estão nos temas das palestras.

A ideia surgiu da percepção da necessidade de profissionais e recém-formados estarem preparados para o mercado de trabalho e como maneira de complementar a preparação acadêmica recebida pelos arquitetos com uma visão mais de mercado.

Atualmente há Congressos presenciais sobre o assunto, mas nem sempre é viável a participação de profissionais, seja pela distância ou  por questões financeiras, sobretudo para profissionais de cidades longe dos principais centros.

Com o formato virtual, pode-se atingir o maior número de pessoas e cumprir a missão de proporcionar conhecimento transformador para os arquitetos e urbanistas. E ressaltando-se o fato de não haver custos para os participantes.

Após a finalização do CVA, as palestras poderão ser adquiridas, juntamente a materiais extras, como forma de permitir o acesso gratuito durante o evento.

A perspectiva é que aconteçam dois congressos por ano.  Esse é apenas o primeiro congresso. A partir dele será possível compreender quais são as principais demandas profissionais e maiores dificuldades dos arquitetos no mercado de trabalho e aperfeiçoar o evento.

Alguns outros temas e formatos serão trabalhados também nas próximas edições.

O Congresso é um projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e conta com a participação de estudantes e funcionários da universidade, além de entidades e empresas parceiras.

Em breve a programação completa estará disponível em http://congressovirtual.org/. Os inscritos também contarão com um blog do evento que trará informações sobre perspectivas profissionais de arquitetos e urbanistas.

Apoio do Grupo Alexander Justi.

Comentários

Postagens mais visitadas