Norma Brasileira ABNT NBR 15575 – Edificações Habitacionais–Desempenho. Veja como atinge o trabalho de arquitetos e urbanistas

 

A partir do dia 19/07/2013, entrou em vigor a Norma Brasileira ABNT NBR 15575 – Edificações Habitacionais - Desempenho, emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os projetos para aprovação nos órgãos públicos, a partir dessa data, passam, obrigatoriamente, a ter que atender às exigências contidas na NBR.

A norma é composta por seis partes: Requisitos Gerais (NBR 15.575-1); Sistemas Estruturais (NBR 15.575-2); Sistemas de Pisos (NBR 15.575-3); Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas (NBR 15.575-4); Sistemas de Coberturas (NBR 15.575-5); e Sistemas Hidrossanitários (NBR 15.575-6). Esse é o resultado do trabalho da Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações, criada pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02) com o apoio do Sinduscon.

Entre as principais mudanças está a abrangência da norma que, antes, contemplava edifícios de até cinco pavimentos e, com a nova edição, passa a tratar de todos os novos edifícios residenciais. Outra questão é a determinação da vida útil de alguns sistemas e o estabelecimento de responsabilidades e o compartilhamento de cada um dos atores ligados a uma edificação – construtores, incorporadores, projetistas, fabricantes de materiais, administradores condominiais e os próprios usuários.

Faça download do Guia da Norma de Desempenho aqui.

Fonte: CAU/DF

Comentários

Unknown disse…
A nova Norma técnica sobre Desempenho de edificações habitacionais deve finalmente despertar o avanço de estudos sobre isolamento térmico e acústico no Brasil, um setor que infelizmente não tem tido a atenção necessária na Construção Civil do Brasil nos últimos anos.
A NBR 15.575 certamente trará a demanda por produtos mais eficientes do que os que são trabalhados no mercado brasileiro.
Agora o setor de isolamento térmico e acústico deve enfim evoluir e seguir os passos do já avançado mercado exterior.
Eu venho trabalhando com isolamento térmico e vejo os curtos passos que o setor tem dado.
O material que trabalho é o isolante térmico líder nos EUA, Canadá, Panamá, México, e espero que agora no Brasil. Trazido e produzido pela VA CROP em Belo Horizonte atende, no momento, apenas ao Estado de Minas Gerais.
O produto 3TC* utiliza o principio de isolamento a vácuo combinado material de baixa emissividade e alta refletância dos materiais aeroespaciais.
Testado nos laboratórios altamente credenciados tais quais: Oak Ridge National Laboratory, Tennessee Valley Authority, University of Mississippi e Texas A & M.
No Brasil faz parte do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Don Cabral colaborando com novos resultados e somando informações.
Espero ver um avanço da tecnologia dos materiais usados, pois hoje se apresenta as problemáticas lã de rocha e lã de vidro como material disponível, o que nem é cogitado lá fora.
Estarei à disposição para trocar informações e somar conteúdo para quem for de interesse no e-mail: ericmrodrigues@bol.com.br
31-98471616
31-25352349
ERIC RODRIGUES.
Alexander Justi disse…
O Grupo AJ se coloca á disposição para participar da troca de informações sobre o assunto.
Alexander Justi disse…
O Grupo AJ se coloca á disposição para participar da troca de informações sobre o assunto.
Alexander Justi disse…
O Grupo AJ se coloca á disposição para participar da troca de informações sobre o assunto.
Alexander Justi disse…
O Grupo AJ se coloca á disposição para participar da troca de informações sobre o assunto.

Postagens mais visitadas