Projeto do Grupo AJ em BIM

Pessoal,

o projeto abaixo, realizado pela minha empresa, teve o tempo de duração de apenas 3 dias usando de tecnologia BIM, baseado em um template criado pela minha equipe.

A produção final foi feita pela Attrium, com acabamento realizado pelo software Lumion3D.

E para deixar bem claro, o tempo de 3 dias de execução desse projeto levou em conta que o Grupo AJ já tinha um template com as famílias de sistema e de componentes pronto.

Esse trabalho contou com um template direcionado á um projeto legal, e não, para projeto executivo. Com isso, as informações do banco de dados são mais limitadas, devendo ter as familias substituidas por outras familias mais qualificadas para geração de tabelas de quantitativos, 4D (planejamento) e 5D (orçamento).

O material apresentado é apenas do projeto de arquitetura e um pré-lançamento da parte de estrutura. Não foram projetadas as instalações nesse projeto.

A idéia é de, mais adiante, apresentarmos o modelo com o projeto de instalações e mostrar um planejamento em 4D aqui no blog e no site do Grupo AJ.

O Grupo AJ tem o template para projeto executivo todo qualificado e adaptado para a ABNT. Apesar que esse banco de dados precisa ser alterado a cada novo projeto, devido a entrada de novos fabricantes, fornecedores e materiais. Levamos 4 meses preparando nosso material.

O Grupo AJ trabalha, também, na implantação da tecnologia BIM em outros escritórios, onde desenvolvemos o banco de dados personalizados para cada necessidade.

Existe uma discussão sobre normatização da tecnologia BIM no Brasil e isso deve facilitar algumas coisas. O Grupo AJ é completamente a favor dessa normatização para dar uma direção ao processo. O detalhe é a discussão pela liberação desses bancos de dados á terceiros. Para uma empresa, seja feito o investimento com pessoal interno ou com a contratação de outra empresa, como o Grupo AJ, é bem alta para ter um trabalho de meses sendo jogado pelo ralo para outros se aproveitarem.

Para nossos clientes, ainda orientamos a contratação de um certificação digital ao arquivo de template, para que saia a marca dagua da empresa no material gerado por esse template.

Temos que lembrar que estamos em um mundo globalizado e que existe um competição comercial entre todas as empresas que querem apresentar seus produtos e serviços á aqueles que pagam por eles. Por conta disso, um banco de dados desse tipo pode ser um fator de vantagem competitiva entre os demais.

Não sou contra que haja grupos de interesse, ou que as pessoas troquem informações ou se juntem para fazer esse banco de dados. Porém, liberar algumas informações, aleatoriamente, pode dar vantagem e velocidade que outros ainda não tem.

As empresas precisam pensar no ROI, ou seja, observar todos os fatores de investimento para se manterem competitivos. Algumas empresas acham que o investimento na criação desses banco de dados é muito caro. Isso é porque não pensaram que esse investimento seria único e poderia ser diluido nos demais projetos que virão pela frente. Talvez a pancada seja forte no inicio, porém, serão tirados todos os proveitos no futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas