Odebrecht Realizações exige BIM de projetistas

Empreendimento misto será desenvolvido em Revit nas disciplinas de arquitetura, estruturas e instalações prediais (Pâmela Reis)

A Odebrecht Realizações (OR) está desenvolvendo um empreendimento misto em São Paulo inteiramente projetado em BIM (Building Information Modeling). O projeto, destinado à Barra Funda, é um multiuso composto de residencial, salas comerciais, hotel e lojas. A incorporadora exigiu o uso do BIM no contrato com os projetistas das disciplinas de arquitetura, estruturas e instalações prediais. O software escolhido foi o Revit, da Autodesk.

Para evitar qualquer tropeço no desenvolvimento, os escritórios estão trabalhando paralelamente nos projetos no formato convencional. "O projeto em 2D está um pouco mais adiantado, mas a intenção é que ao final o modelo BIM se iguale ao 2D", afirma Guilherme de Brito Neves, gerente de informática da MHA Engenharia, que desenvolve os projetos de elétrica, hidráulica, ar condicionado e telecomunicações.

Neves comemora a exigência contratual da OR e acredita que este tipo de demanda estimula os projetistas a investirem na nova tecnologia. "A contratante está fomentando o desenvolvimento [do BIM], e não apenas esperando a solução pronta. Ela está participando e alavancando o processo", afirma.

Guilherme Neves foi um dos palestrantes do 2º Seminário BIM - Modelagem da Informação da Construção, promovido na última quinta-feira (20) pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

Veja material, na integra, no site da AU (clique nesse link para ir á reportagem)

Comentários

Postagens mais visitadas