MODELO DE PONTE ITALIANA GERA ENERGIA SOLAR E EÓLICA


Pessoal,
Encontrei este artigo antigo, porém muito interessante e curioso.




ponteHabitualmente, as pontes servem para fazer a ligação entre duas margens. Porém, futuramente, poderão ter outra utilidade. Isto porque três designers italianos criaram um projeto que pretende transformar uma ponte comum em um gerador de eletricidade, usando apenas a energia do vento e do sol. As mentes que pensaram nesta ideia pertencem a Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino, que ficaram em segundo lugar em um concurso para a construção da ponte ideal que ligasse Bagnara Calabra e Scilla, na Itália.

Com este projeto, seria aproveitada tanto a energia solar como a eólica. O pavimento da estrada teria integrado em sua constituição uma rede de células solares revestidas com plástico transparente e resistente, que poderia fornecer cerca de 11.2 GWh por ano. Por sua vez, entre os pilares da ponte estariam colocadas turbinas eólicas, que poderiam gerar cerca de 36 GWh, o que é suficiente para alimentar aproximadamente 15 mil casas.

Além das estradas, o topo da superfície da ponte também incluiria um passeio público verde composto por estufas solares para produção agrícola. Os condutores poderiam parar na ponte para comprar frutas e vegetais frescos enquanto apreciam a vista panorâmica.


Fonte: Revista Meio Ambiente Industria

Comentários

Postagens mais visitadas