sexta-feira, novembro 28, 2008

União dos Escoteiros do Brasil ajudando as vítimas em Santa Catarina

Prezados Companheiros:

No momento em que uma calamidade se abate sobre muitas cidades de Santa Catarina, a União dos Escoteiros do Brasil conclama seus membros a somar-se aos esforços para minimizar o sofrimento de nossos irmãos e prover meios para os atendimentos de urgência.

As constantes chuvas e alagamentos colocaram 32 municípios em estado de emergência, principalmente nas cidades que fazem parte do Vale do Itajaí, e quedas de barreiras nesta região e litoral provocaram dificuldades de comunicação e desabastecimento.

Neste momento a Defesa Civil, encarregada de coordenar todos os trabalhos no atendimento das necessidades, registra 54.039 desalojados e desabrigados, sendo 22.952 desabrigados e 31.087 desalojados. Lamentavelmente também se computam 85 mortes confirmadas e 30 desaparecidos, e mais 1.500.000 afetados. Oito municípios ainda permanecem isolados.

A União dos Escoteiros do Brasil, através da Região Escoteira de Santa Catarina, seus Distritos e Grupos Escoteiros, há vários dias vem auxiliando, colocando-se a disposição e atendendo solicitações da Defesa Civil. As necessidades variam de local para local, dependendo das circunstâncias, e em cada cidade os escoteiros tem atuado no sentido de auxiliar a ação coordenada pela Defesa Civil.

A Região Escoteira colocou seu site – www.uebsc.com.br – e seu sistema de newsletter à disposição das autoridades da defesa civil e membros do Movimento Escoteiro, possibilitando rápida comunicação e mobilização. Companheiros do radioescotismo também estão atuando no sentido de superar as barreiras provocadas pelo isolamento de bairros e cidades.

Neste primeiro momento, para evitar dispersões e obter melhor aproveitamento dos esforços, existem algumas maneiras simples de ajudar, que são acessíveis a todos, conforme segue:

1. A primeira é contribuindo financeiramente com os desabrigados, através da Defesa Civil de Santa Catarina, fazendo doação na conta corrente aberta especialmente para isso: BANCO DO BRASIL – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7 / BESC – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0. O / BRADESCO S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1 nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57.

2. Doações de alimentos, remédios, roupas, colchões, e, principalmente, água potável também são necessárias. Doadores de outros estados devem contatar a Defesa Civil de seu Estado para saber como ajudar.

3. Acompanhe no site da UEB-SC e inscreva-se para receber os newsletters, para acompanhar ações específicas e, caso tenha possibilidade, engajar-se em algum trabalho.

Dependendo das orientações da Defesa Civil e dos pedidos particulares de cada Município, a União dos Escoteiros do Brasil desencadeará campanhas específicas, conclamando desde já todos os Escoteiros do Brasil a se somarem nesta união. Os Grupos Escoteiros que queiram, desde já, patrocinar campanhas para arrecadar alimentos não perecíveis e colchões, principais necessidades, podem fazer contato direto com a Defesa Civil ou com os dirigentes da Região Escoteira de Santa Catarina para providenciar o encaminhamento das doações.

Certos de que nossa ação fraternal poderá diminuir a dor dos nossos irmãos vítimas desta calamidade, agradecemos o apoio de todos e colocamo-nos à disposição com nosso ativo

Sempre Alerta Para Servir

UEB - Direção Nacional
UEB - Região de Santa Catarina

----------------------------------------------------------------------------

No Rio de Janeiro, onde faço parte do 86o. Grupo Escoteiro David Barros, tanto o meu grupo quanto vários outros grupos estão participando da campanha.

Doações estão sendo direcionadas ao 16.o GE Anhangá e 86o. GE David Barros localizados á Av. Arapogi 656 e Rua Piricumã 40, no bairro de Brás de Pina/ Rio de janeiro. Todas as doações estão sendo levadas, em seguida, para a base da defesa civil no Bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro.

Outros grupos escoteiros do Rio de Janeiro também estão arrecadando doações em suas localidades.

O 86o.GE David Barros está com sua estação de RadioAmador, através do prefixo PY1EDB, com o chefe Júnior trabalhando no rádio para ajudar nos contato com o pessoal em SC.

UEB Rio de Janeiro
Postar um comentário