sexta-feira, outubro 17, 2008

Revit na Rede Globo

Galera,

há alguns meses atrás, eu participei, juntamente com o colega Paulo Galvão, de uma revenda da Autodesk de São Paulo, de um projeto, dentro da Rede Globo / Projac RJ, com a utilização do Revit Architecture e o 3DSMax 2009 na nova novela Negócio da China.














Nosso trabalho foi incentivar a utilização do Revit pelos profissionais e agilizar o processo de desenvolvimento dos cenários da novela Negócio da China. Iriamos usar o Revit para construir e o 3DSMax 2009 para a finalização dos ambientes onde dariamos uma noção de realidade mais rápida aos cenógrafos para tomada de decisão de posicionamento de câmeras, lentes e do material que seria utilizado nas cenas.
A criação dos cenários (internos e externos) foi muito rápida comparando ao método tradicional de desenvolvimento no AutoCAD. Diversos cenógrafos ficaram entusiasmados com a velocidade e agilidade do software.
A Rede Globo possui a tecnologia e tem o apoio da Autodesk para sua implantação e uso.
Seguem alguns exemplos do material trabalho por mim e pelo Paulo. Essas imagens só estão sendo mostradas agora porque as cenas já foram ao ar.











45 minutos após iniciados os trabalhos (no Revit), aproveitando a marcação proveniente do AutoCAD.










60 minutos após o início dos trabalhos.











11 horas depois, foi finalizado o processo de criação do ambiente 3D completo e definição dos materiais e iluminação.










16 horas depois, foi finalizado o processo de renderização

Também fizemos a implantação da cidade cenográfica da novela. Com apenas 2 horas depois de iniciado o processo de trabalho, tivemos o seguinte resultado.










A implantação com uma renderização básica, onde fizemos o estudo de insolação, mostrando o impacto do sol nos cenários.










Fizemos alguns dos prédios da cidade. Percebam todo o processo.

O trabalho começa de uma foto real, onde passamos o projeto para o Revit e finalizamos no 3DSMax. Nesse prédio, temos o ótimo trabalho do Paulo Galvão, do início (Revit) ao fim (3DSMax). Esse prédio foi modelado e aplicado os materiais em 12 horas de trabalho, com 2 horas de renderização.
a partir desse trabalho, a Rede Globo percebeu que poderá tirar proveito do software que já existe em suas máquinas, promovendo seu uso pelos cenógrafos e agilizando um trabalho que é frenético. Quando estive lá, percebi o grande trabalho que esse pessoal tem para fazer as coisas perfeitas aos olhos dos telespectadores. Parabéns!!
Postar um comentário