Software de Cálculo Estrutural para o Revit Strucuture

Pessoal,

Corrigindo a informação que passei sobre o software de cálculo estrutural Robobat Milenium, a Autodesk cancelou o contrato que descrevo aqui abaixo, permanecendo apenas a parceria e a intenção da Robobat em ser uma extensão do Revit Structure para os cálculos das estruturas projetadas no Revit.

a informação abaixo continua na íntegra, porém, considerem que não está mais valendo a questão de compra pela Autodesk.

_________________________________________

a informação é antiga (8 de Setembro de 2006), mas vale a pena colocar porque muitas pessoas desconhecem que temos um ótimo software de calculo estrutural integrado ao Revit Strucuture.

Autodesk adquiriu o fornecedor europeu de software para Engenharia de Estruturas Robobat

A Autodesk, Inc. anunciou a assinatura do acordo definitivo para a compra da Robobat, uma empresa privada com sede em Grenoble, França, que fornece software para análise, projecto e pormenorização de aço e de cimento, por um valor de 33 milhões de dólares em dinheiro sujeito a certos ajustamentos referentes ao capital circulante. Esta aquisição vem complementar a atual oferta da Autodesk dirigida ao setor da engenharia de estruturas, AutoCAD e Autodesk Revit Structure, e ajudará ainda a Autodesk a proporcionar cada vez mais um conjunto completo e bem integrado de soluções para a comunidade da engenharia de estruturas.

"Estamos satisfeitos por acolher na Autodesk a Robobat, o seu software e a sua tecnologia bem como a sua comunidade de clientes”, referiu Jay Bhatt, vice-presidente da Autodesk Building Solutions. "À medida que melhora as suas soluções abrangentes para a engenharia de estruturas, a Autodesk mantém o seu empenhamento em apoiar a escolha dos nossos clientes em matéria de software de análise e detailing de estruturas. Vamos continuar a apoiar as normas abertas de troca de dados e a trabalhar de perto com os nossos parceiros na área da engenharia de estruturas para apoiar as mais diversas formas como os engenheiros de estruturas em todo o Mundo utilizam o software para trabalhar e concretizar as suas ideias”.
A Robobat, um importante fornecedor de soluções de software para engenharia de estruturas, foi fundada em 1988 e tem a sua sede em Grenoble, França, e dispõe ainda de operações em Cracóvia, na Polónia. O seu software é utilizado por engenheiros de estruturas em todo o Mundo em projectos incluindo o Stade de France, a Shanghai South Rail Station em proposta e o novo hangar para o Airbus A380.

O ROBOT Millennium da Robobat, uma solução de análise de estruturas e projecto para engenharia de estruturas, foi já integrado com o Revit Structure, e a Robobat também desenvolveu software de pormenorização detailing de aço e cimento na plataforma AutoCAD . Actualmente a Autodesk prevê oferecer novas soluções para engenharia de estruturas, pormenorização detailing e análise que incorporem tecnologias quer da Robobat quer da Autodesk, e continuar a suportar a actual linha de produtos da Robobat.

"A Robobat e a Autodesk partilham uma mesma visão da Modelação da Informação de Construção (BIM) e da utilização das tecnologias de informação pela engenharia de estruturas”, adiantou por seu lado Andre Niznik, CEO da Robobat. "Estabelecemos uma parceria com a Autodesk para integrar o ROBOT Millennium da Robobat com o Revit Structure e desenvolvemos durante vários anos software que se integra com outros produtos Autodesk. Estamos entusiasmados por nos juntarmos à Autodesk e confiantes de que quer os clientes da Autodesk quer os da Robobat vão beneficiar com esta aquisição”.

O Revit Structure é o software de modelação de informação de construção (BIM) e documentação para engenharia de estruturas que pode aumentar a eficiência, precisão e flexibilidade dos projectos. O Revit Structure integra um modelo físico -- para “layout”, coordenação e documentação – com um modelo analítico editável independentemente para múltiplas análises, e foi lançado no ano passado. Para mais informação sobre o Revit Structure consultar http://www.autodesk.com/structure .

A Robobat produz e distribui importantes soluções de software para análise, projecto e desenho para engenheiros de estruturas que ajudam os clientes a integrarem as várias facetas do processo de engenharia de estruturas, melhorando assim a precisão, eficiência e rentabilidade. Mais de 10000 licenças do software Robobat são utilizadas em mais de 100 países em todo o Mundo. Fundada em 1988, a Robobat é uma empresa certificada com a norma ISO 9001 com sede em Grenoble, França, e com subsidiárias e revendedores em todo o Mundo.


Programa de cálculo que permite calcular estruturas com um número de barras e nós
illimitados. Pode efectuar analises estácticas e dinamicas, bem como analises lineares ou não lineares.
Adaptado a construcções metálicas, de madeira, concreto armado ou mistas. Para
saber mais, visite www.robobat.com/n/pt

Módulos do ROBOT Millennium :
- Modélisação de structures 3D ( 3000 noeuds / 3000 éléments)
- Elementos laminares
- Calculos não lineares,
- Instabilidade generalizada
- Cabos e grandes deslocamentos
- Análise sismica (EC8), espectrale, harmonica, temporal
- Cálculo de secções não standard
- Análise de tensões em secções
- Estruturas parameterizadas
- Robot Open Standard (ROS)
- Cálculo da armadura teórica para éléments laminares pelos EC2
- Dimensionamento e optimisação das estructuras metalicas pelos EC 3
- Verificação das ligações metálicas pelos EC3 (encastramento por parafusos ou
soldadura, bases de pilares articuladas e encastradas, tubos soldados, ligados por
(chapas)
- Dimensionamento e optimização das estructuras metalicas pelos EC5
- Pondérations automatiques


Comentários

Anônimo disse…
Achei bastante interessante a informação sobre o Revit e Robot. Então é certo afirmar que o Revit já tem capacidade de fazer algum tipo calculo estrutural?
Se não como seria po procedimento para ter estes calculos?
Alexander Justi disse…
Olá....o Revit não tem essa capacidade ainda.....depende de outro software para fazer o dimensionamento (TQS, Robot, etc).

O usuario faz o modelo 3D da estrutura no Revit e leva para o outro software atraves de um plugin instalado no mesmo. COm isso, temos o vinculo do Revit bidirecional para o software de cálculo.
Salomãog disse…
O Cypecad tem essa integração com o Revit Strucuture ?
Alexander Justi disse…
Olá Salomão,

diretamente, não.
Indiretamente, sim.

Ou seja, como o Cypecad trabalha em ambiente CAD (arquivos DWG e DXF) poderá ser inserido dentro do modelo do Revit (RVT) tranquilamente.
O detalhe é que as informações das peças ficarão dentro do Cypecad.
Como o Revit funciona como um banco de dados, a tendencia é de ter todos os dados juntos com ele. Nesse caso, não terá as informações.

Apesar disso, o arquivo proveniente do Cypecad servirá como base para compatibilização entre os projetos.
Salomãog disse…
Ola Alexander Justi o Cypecad não só importa arquivos DWG e DXF mas também importa arquivos IFC do Revit,como fica essa integração ?
Alexander Justi disse…
Olá Salomão,

quando a informação sobre DWG e DXF foi colocada nesse blog, ainda existia essa limitação (2007). Hoje, em 2014, é possível trabalhar com arquivos IFC. Sobre os resultados, não posso dizer pois não testei. Vale a pena ir direto á fonte ((Cypecad) e perguntar a eles.

abraços.

Postagens mais visitadas