Dica Revit - Estudo de insolação

Pessoal,

para aqueles que trabalham com estudo de insolação, O Revit é capaz de fazer estudos estáticos e animados levando em consideração a cidade, a hora, o dia, o azimute e até a altitude.

Para isso, coloque o seu projeto em visão 3D e clique no botão Advanced Model Graphics dentro do botão de controle de Shadows, entre os botões de escala e do óculos que esconde ou isola os objetos.

Entrando no quadro, clique em SUN and SHADOWS SETTINGS.

A opção STILL define um estilo de insolação estático. O usuário deverá duplicar qualquer um dos estilos existentes para poder criar o seu próprio estilo. Em seguida, na lateral direita, poderá configurar a cidade, data, hora, azimute e altitude.

Depois de configurar, basta dar OK até sair dos quadros e voltar a tela principal do projeto em 3D já com a insolação ligada.

A opção SINGLE-DAY define uma animação da insolação onde o usuário define uma variação de horário. Para isso, desligue a opção SUNRISE TO SUNSET (do nascente ao por do sol) para habilitar os horários. Dê OK até sair dos quadros. Para colocar a animação em funcionamento, volte ao botão SHADOWS. Irá aparecer um novo comando no menu chamado PREVIEW SOLAR STUDY. Ao clicar sobre ele, irá aparecer um botão de controle, semelhante a de um video cassete, na linha de opções (terceira linha de comandos).

Essa animação poderá ser gravada em .AVI. Para isso, ao final, basta ir ao menu superior FILE/EXPORT/ANIMATED SOLAR STUDY e salvar na extensão desejada.

A opção MULTI-DAY define uma animação dentro de uma variação de dias em um horário fixo.

Para aquelas cidades que não existirem com a latitude e longitude dentro do Revit, basta acessar o arquivo ar_city.uni e editar as coordenadas. É um arquivo de texto simples.

Dependendo da versão do Revit e se o Windows for em Português ou Inglês, o caminho deve ser:
c:\Program Files\Autodesk Revit Building 9.1\Program\Ar3Redist\UnicodeENU\ - para Inglês
c:\Arquivos de Programas\Revit Architecture 2008\ - para português

(essa última informação sobre o arquivo de latitude e longitude é baseada na ajuda do companheiro Américo Correa).

Comentários

Postagens mais visitadas