Parametrização - Introdução

Pessoal,

uma das grandes facilidades que o Revit possui é de poder parametrizar qualquer coisa que o usuário tenha criado. Com isso, basta se preocupar com o modelo e parametrizar os tamanhos depois.
Quando colocado em prática, o usuário poderá definir novos valores apenas digitando no quadro de propriedades.

Essa introdução irá apenas mostrar como é feito o processo, porém, o usuário deverá ter cuidado ao parametrizar objetos, pois os mesmos poderão depender de outros parâmetros para funcionarem de forma correta.

Para exemplificar, iremos ver a parametrização de uma janela.

Para isso, entre no arquivo METRIC WINDOW.RFT encontrado dentro do diretório METRIC TEMPLATES para modelar sua janela.

Antes de modelar, observe uma série de "cotas" com prefixos identificadores de largura, altura e peitoriletc. O template de janela já vem com esses parâmetros. Para entendermos melhor o processo, apague os planos de referência onde as "cotas" estão presas.

Em seguida, veja que os parâmetros também foram apagados.

A primeira coisa que o usuário deverá fazer é redesenhar os planos de referência (REF PLANES), que são uma série de linhas verdes tracejadas. Clique no comando REF PLANE no menu lateral e desenhe os novos planos que venham a identificar as distâncias de largura, altura e peitoril.

Depois de criadas, clique com o botão direito do mouse sobre cada uma delas e dê nome a elas. Exemplo: Lateral direita, lateral esquerda, topo, etc.

Em seguida, modele a janela com os comandos SOLID FORM e VOID FORM.

Depois de finalizado, procure o comando DIMENSIONS no menu lateral e cote apenas os planos de referência. Atenção nesse momento!!!!

As cotas devem ser feitas apenas nos planos de referência. Não deverão ser cotados os objetos. Se possível, esconda os objetos antes. Isso se deve ao fato da cota precisar dimensionar apenas esses planos.

Porquê disso? Todo objeto preso á um REF PLANE será automaticamente alterado se a REF PLANE for alterada, ou seja, se diversos objetos forem modelados presos as REF PLANES, quando alteradas as dimensôes, moverão os objetos modelados.

Dimensione os planos de referência que definem a altura e a largura.

Em seguida, selecione uma cota de cada vez e veja na terceira linha de comando a existência da opção LABEL.

Entrando nessa opção, clique em ADD PARAMETER.

Um novo quadro irá aparecer na tela.

Nesse quadro, o usuário deverá colocar o nome do novo parâmetro. Ex: Altura

Nos ítens a seguir, o usuário deverá escolher aonde ficará o parâmetro no quadro de propriedades, ou seja, em GROUP PARAMETER UNDER deverá ser selecionado DIMENSIONS para que o parâmetro seja colocado dentro dessa categoria. E as opções INSTANCE ou TYPE precisam ser escolhidas para que o parâmetro fique no quadro da frente, ou seja, no primeiro quadro do quadro de propriedades, onde as informações são pertinentes a apenas aquele objeto selecionado, ou então, no segundo quadro, chamado TYPE, que é encontrado clicando em EDIT/NEW no quadro de propriedades, onde as informações são pertinentes a todo um tipo de objeto.

Salve e carregue para o seu projeto. Em seguida, coloque a janela em uma parede e selecione a mesma logo em seguida. Vá ao quadro de propriedades e veja os NOVOS PARÂMETROS.

Teste e veja que sua nova janela poderá ser alterada em dimensôes não afetando o modelo original.

Sugestão! Crie novos tipos a partir desse modelo, clicando em EDIT/NEW.

Comentários

Postagens mais visitadas